Ritmo e Festas Anuais

Ritmo é algo fundamental, pois conduz a criança diariamente através das atividades propostas com segurança e confiança.

Temos o ritmo do dia (dentro-sala/fora-patio), que inclui brincar livre com as atividades pedagógicas do dia, desenhar, preparação do lanche junto da professora, roda rítmica, lanche, higienização, brincar livre e história.

O ritmo da semana, cada dia da semana acompanha a sua atividade: modelagem, aquarela, tear, produzir enfeites de sala para as épocas, jardinagem, marcenaria, lavar as roupinhas da sala, sempre no momento previsto.


O ritmo mensal, onde  num  período  aproximado de 4 semanas, são vivenciados diferentes temas (ou épocas), que  dão conteúdo  para as  histórias,  para a roda rítmica, nos enfeites de sala, na mesa de época, nas  músicas,  nas brincadeiras, nas atividades  manuais  que  acompanham  a  época.

Proposta Pedagógica

Por fim temos o ritmo anual, que tem a ver com as épocas do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Estas são acompanhadas pelas Festas Anuais do calendário cristão: Natal, Páscoa, São João, São Micael.

Desta forma, o ritmo diário é permeado pelo ambiente, elementos e músicas de cada uma destas Épocas e Festas, trazendo assim para a criança uma vivência cultural e temporal através das imagens destes períodos.

Tudo isso leva a criança a vivenciar e ajudar a preparar e a comemorar a festa do ano correspondente, que é a coroação de cada época.