Proposta Pedagógica

Brincar

No Jardim Dos Limões as crianças tem momentos para brincar livremente dentro da sala e no pátio, com brinquedos artesanais de diferentes tipos de materiais naturais (como madeira, lã, algodão, conchas, sementes, bambu, etc) e com elementos da natureza (como areia, terra, água, folhas, pedras, etc). Este tipo de material ajuda a desenvolver a percepção do mundo através dos sentidos (texturas, cheiros, tamanhos, formas, etc) e possiblita noções físicas do mundo (como peso, leveza, distancias, formas, etc).  Além disto, proporciona amplas possibilidades de brincadeiras criativas. Tudo isto ajuda no desenvolvimento da imaginação e da criatividade na criança.

No bricar livre a criança também esta realizando a sua necessidade de movimentar-se: ao subir, agachar-se, pular, equilibrar-se, etc. Além disso, a criança desenvolve noções de espaço e coordenação motora. Este brincar em movimento livre é indispensável para que seja possível um estado de concentração na criança.
Mais tarde, na idade escolar, o que foi adquirido no brincar em forma de percepções e noções físicas do mundo, em movimento livre, imaginação, criatividade, coordenação, se tranformam em capacidades para o adquirir conhecimento, para aprender.

No Jardim dos Limões as crianças formam uma gostosa família! Ao brincar em grupo, desenvolvem a interação social bem como aprendem a ter percepção de si mesmos e de seu limite individual.