top of page

Nossa Pedagogia 

Nossas Inspirações

bolhas_sabão_adesivo.png
bolhas_sabão_adesivo.png

          O Jardim dos Limões concebe o ser humano de forma integral, em suas faculdades de pensar, sentir e querer. Considera-o em sua multidimensionalidade física, intelectual, emocional, social, ética, cultural e espiritual.

         Um dos períodos mais importantes da vida do ser humano é sem dúvida os primeiros 7 anos, por isto zelamos com amor e encantamento este ‘tempo’ precioso que é a primeira infância. Os cuidados são vitais e estruturantes nesta fase. Desta forma, cuidamos da alimentação saudável, ambiente, ritmo, amorosidade, bem-estar, segurança, relação com natureza, liberdade de movimentos, da qualidade da presença do(a) educador(a), tempo de qualidade, etc. Estes cuidados são essenciais para estruturar o desenvolvimento integral da criança. Serão a base para o aprendizado no futuro.

        Aqui temos uma proposta pedagógica clara que visa o desenvolvimento infantil, observando o brincar, o cuidar e o educar. As atividades são planejadas de forma a atender as necessidades das crianças. Respeitamos as individualidades, com suas diferenças e talentos.            

     Proporcionamos espaço para ricas trocas entre as crianças de diferentes idades, como numa família. E isto envolve a observação e ação de educadores(as) e famílias em conjunto. No ambiente do Jardim dos Limões a criança é envolvida por segurança, beleza e alegria vivenciando a sensação de que o mundo é bom. Trabalhamos com crianças de 6 meses a 6 anos, em turmas de berçário, maternal e jardim com idades mistas.

       

        Nossa forma de olhar para a criança, para a infância e para como fazer pedagogia, passa pela nossa história e nossas formações. As fundadoras e várias de nossas educadoras se formaram em seminários de Pedagogia Waldorf, a qual nos dá, desde o início do nosso trabalho até hoje, os sólidos fundamentos e princípios pedagógicos do nosso trabalho. E no nosso caminho, muitas fontes maravilhosas inspiram nossa visão de criança, infância e proposta pedagógica.

          No trabalho com os bebês, nos inspiramos muito no trabalho e obra de Emmi Pikler, que nos faz acreditar que a criança, ao nascer, traz consigo forças inatas para, com autonomia e acompanhamento amoroso, realizar o seu caminho de desenvolvimento de forma autêntica.

            Na pedagogia humanista de Paulo Freire a certeza de que juntos somos mais fortes, de que todos temos talentos a aprender juntos, de que ‘quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender’. Isso nos dá um sentimento de unidade e comunidade muito fortes, ao saber que estamos sempre aprendendo, inclusive das crianças.

            Na Comunicação Não Violenta, nos inspiramos a ouvir com atenção ao outro e a comunicar com sinceridade os nossos sentimentos e respeitar o sentimento do outro, buscando formas em que todos se sintam contemplados e respeitados.

           Na Educação Sistêmica, a respeitar a família da criança, a incluir a família nos processos pedagógicos que dizem respeito a cada criança.

WhatsApp Image 2021-11-10 at 11.51_edite

     Nosso trabalho se desenvolve principalmente através do Brincar. O Brincar é o trabalho da criança. E através da brincadeira a criança pode desenvolver todas as potencialidades relativas à infância: o desenvolvimento motor, a fala, os sentidos, a imaginação, a criatividade, a autonomia, o interesse para conhecer sempre mais, a atenção, a socialização, a coordenação motora, as regras sociais de convivência, a confiança, o estar bem e centrado consigo mesmo, a alegria... tesouros da alma e âncoras para uma vida adulta saudável e harmoniosa, mais consciente.

WhatsApp Image 2021-10-22 at 11.42.24.jpeg

       Na Neuro-educação, a saber que há etapas de maturação neurológica no desenvolvimento que respeitam uma ordem e que a infância diz respeito principalmente à maturação motora e sensorial, o que dá as bases sólidas para o pensar e estrutura biológica para o sucesso no futuro aprendizado formal na época escolar.

bolhas_sabão_adesivo.png
brincar natureza.jpg

        Na Arte, inspiramos e trazemos a beleza, as cores, as músicas, as histórias, os teatros, os versos, o encantamento, o cuidado com o ambiente, com as formas, com tudo o que fazemos e criamos no nosso espaço do Jardim.

         Na Natureza, cultivamos o contato com a nossa origem, a vida que somos e da qual fazemos parte. Vivenciamos a natureza como nossa maior riqueza, aprendemos ao brincar com ela e descobrir seus segredos e beleza, a cuidar dela, respeitá-la e amá-la como a nossa própria casa.

      São vários os educadores maravilhosos, tantos para nomeá-los, que nos inspiram na importância do Brincar, da Natureza, da Beleza e do Encantamento para o desenvolvimento pleno da criança.

       

       E por acreditarmos nessa fonte inesgotável que é o interesse e amor por descobrir as maravilhas e belezas da vida e da natureza e do mundo... e por acreditarmos no autodesenvolvimento humano e pessoal através do conhecimento, pois ‘todo conhecimento é um autoconhecimento’... é que buscamos criar esse ambiente caseiro, familiar, natural, simples, belo e encantador para que a criança possa desenvolver e conhecer, com naturalidade, tudo o que sua alma anseia... assim como uma flor anseia desabrochar em sua plenitude e formosura.

 

          E cada flor que desabrocha é uma flor única.

 

          E todas são maravilhosas no seu esplendor!

 

         Assim são as crianças para nós no Jardim dos Limões ❤️

bottom of page